google.com, pub-7436220793694599, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cult Mente: PENSAMENTOS DE 12 DOS MAIORES FILÓSOFOS DE TODOS OS TEMPOS

PENSAMENTOS DE 12 DOS MAIORES FILÓSOFOS DE TODOS OS TEMPOS

  

Filosofia: 
uma palavra que significa literalmente amor à sabedoria. 

Os estudos filosóficos existem há milênios e vem consolidando grandes pensadores. Considerada por muitos um assunto complicado, ou até chato, na verdade a filosofia está no dia a dia de todas as pessoas.

Selecionamos as melhores frases de 12 dos maiores filósofos da história, que de alguma forma traduzem de forma simples os seus ideais e pensamentos.

Sócrates (470-399 aC)
A vida não examinada não vale a pena ser vivida. — Sócrates

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. — Sócrates

Só sei que nada sei. — Sócrates

 Sócrates foi um grande entusiasta do conhecimento. Essas frases traduzem bem a sua filosofia de busca da verdade, que ele praticava com os seus discípulos através de um método chamado maiêutica. Para o filósofo, era importante reconhecer que somos seres ignorantes a fim de nos mantermos sempre em movimento em busca de novas respostas para as coisas.

Platão (427-347 a.C.)
Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo. — Platão

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida. — Platão

O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê… — Platão

Platão estava sempre preocupado em refletir sobre a ética e moral humana. O filósofo grego foi discípulo de Sócrates e fundou a primeira Academia (ou Universidade) do mundo, que pôr quase um milênio formou o pensamento de milhares de filósofos. Entende agora o poder do mestre em promover mudanças?

Aristóteles (384-322 a.C.)
Ter muitos amigos é não ter nenhum. — Aristóteles

Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura. — Aristóteles

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete. — Aristóteles

Não à toa Aristóteles é conhecido como o grande pensador ocidental. 
Não é incrível o tanto que se pode aprender com frases tão curtas?  Nestas frases, o filósofo nos dá lições poderosas: melhor ter poucos e bons amigos, pensar fora da caixa exige certa anormalidade e, por último, a forma como a gente age geralmente define a nossa personalidade.

Santo Agostinho de Hipona (354-430)
A medida do amor é amar sem medida. — Santo Agostinho

Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser. —Santo Agostinho

O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página. —Santo Agostinho

Santo Agostinho ensina o equilíbrio entre a fé e a razão nos seus escritos. A primeira frase, sobre o amor, é até hoje reproduzida em músicas, livros e etc. Ele acreditava no conceito de predestinação, que Deus era o responsável por escrever o destino dos humanos e, por isso, usava muito a analogia de livros e páginas. Mas veja bem o concelho da última frase: quem gostaria de ler apenas uma página do livro incrível que é a vida?

René Descartes (1596 – 1650)
Eu penso, logo existo. — René Descartes

Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis. — René Descartes

Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos. — René Descartes

O rei do racionalismo e do método. Descartes inaugurou o que os estudiosos chamam de filosofia moderna com a sua forma de pensar sempre racionalmente, com uma estrutura muito bem elaborada. É daí que vem o raciocínio se eu penso, logo sou um ser pensante, então existo. Para ele era muito importante pensar de forma analítica e meticulosa e é exatamente isso que ele quer dizer com as duas últimas frases.

John Locke (1632-1704)
Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos. — John Locke

Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes dos seus pensamentos. — John Locke

Onde não há lei, não há liberdade. — John Locke

Locke é considerado o pai do liberalismo clássico. O estímulo ao pensamento e interpretação da primeira frase é comum à filosofia. Na segunda, ele esclarece que a forma como agimos diz muito sobre o que pensamos e terceira diz respeito a uma das teorias pelo qual ele é mais conhecido: o contrato social. Para Locke, as pessoas precisam abrir mão de certos direitos para que o Governo possa implantar leis e manter uma certa ordem social.

David Hume (1711-1776)
A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla. — David Hume

A razão é, e só pode ser, escrava das paixões. — David Hume

De um modo geral, os erros na religião são perigosos; enquanto os da filosofia apenas ridículos. — David Hume

Talvez esta primeira frase de Hume seja a inspiração para a máxima a beleza está nos olhos de quem vê?. E não é mesmo isso? Tudo que enxergamos é relativo e construído de acordo com as nossas culturas, vivências e etc. Quando diz que a razão é escrava da paixão, o filósofo aponta para uma qualidade do pensamento que estará sempre ligado ao emocional. Por último, Hume expressa uma de suas maiores preocupações que era a crítica à religião. Ele era cético e considerava muito importante refletir sobre a influência da religião na vida e pensamento dos seres humanos.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco. — Jean-Jacques Rousseau

Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos. — Jean-Jacques Rousseau

A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. — Jean-Jacques Rousseau

Um homem que inspirou a Revolução Francesa e acreditava na força do povo. Dá para perceber na primeira frase a dinâmica da nossa sociedade, não é? Na segunda, ele ressalta a importância de nos questionarmos, de cairmos em contradição se for preciso, para nos livrarmos dos preconceitos que aprendemos. A terceira frase é a demonstração de uma das crenças pela qual ele é mais conhecido: que as pessoas nascem boas, mas são corrompidas pelo meio que vivem. O que você acha?

Immanuel Kant (1724-1804)
Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.— Immanuel Kant

Não há garantias. Do ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do amor, ninguém é necessário.— Immanuel Kant

É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.

Imagina um dos maiores pensadores da época moderna, precursor do idealismo alemão, fazendo essa analogia da bondade do homem medida pela forma como trata os bichos: bacana, não é? É um pensamento simples, mas que diz muita coisa. Para Kant, não somos superiores aos animais. Tudo, na verdade, deve ser questionado, criticado e repensado. É justamente a filosofia que o levou a questionar o que já tinha sido dito por grandes pensadores até então (e a reflexão que está contida das suas últimas frases).

Friedrich Nietzsche (1844-1900)
O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte. — Friedrich Nietzsche

Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.— Friedrich Nietzsche

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.— Friedrich Nietzsche

Niet, como é chamado normalmente foi um homem que pensou muito sobre as morais do homem. Muitas pessoas o consideram um tanto dramático e pessimista, pois era adepto do niilismo. Ms olha que forte o pensamento de que, superando uma situação qualquer de provação, ela inevitavelmente vai te fortalecer. Mesmo sua visão de amor e de como é importante continuar dançando enquanto todos podem te achar louco, são reflexões que vale a pena carregar para a vida.

Jean-Paul Sartre (1905-1980)
O inferno são os outros.— Jean-Paul Sartre

Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos.— Jean-Paul Sartre

Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação.— Jean-Paul Sartre

Sartre foi um filósofo pop. Talvez por ter vivido mais na nossa época, suas ideias de liberdade, moral e outros conceitos influenciou muito a juventude ao redor do mundo. Quando diz que o inferno são os outros, o filósofo expõe uma característica inevitável das relações humanas: tudo o que fazemos reflete em outras pessoas. Somos espelho. E por isso, os outros é que acabam moldando a nossa autonomia, por mais que façamos o que queremos. Essa mesma reflexão permeia as duas últimas frases, que também dizem respeito a nós como seres sociais.

Michel Foucault (1926-1984)
A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.— Michel Foucault

Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta.— Michel Foucault

As pessoas sabem aquilo que elas fazem; frequentemente sabem por que fazem o que fazem; mas o que ignoram é o efeito produzido por aquilo que fazem.— Michel Foucault

Por ser também psicólogo, muitas das frases de Foucault tem a ver com as coisa da mente, do comportamento, dos ideias de sanidade ou loucura. Na primeira frase, ele questiona a psicologia tradição, invertendo quem determina o quê. Depois, estimula um autoexame crítico aprofundado que seria capaz de nos conduzir a uma vida mais livre e, na última frase, fala sobre medir consequências. São três reflexões simples que podem, se pensarmos bem, mudarmos completamente a nossa relação conosco mesmo e com os outros.
  
_____________________________________
__________________________________

Um comentário:

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON
"As primeiras festinhas foram na AABB, Monte Líbano e Caiçaras, na Lagoa. As inesquecíveis foram no Clube Leblon e no Clube Campestre. Na saída bom era comer na Pizzaria Guanabara que tinha uma pizza calabreza deliciosa e vendia pedaços no balcão."