Um
amigo seu diz que tem um problema super sério e vem lhe pedir ajuda.
Na
mesma hora, você encontra uma boa solução para o dilema.
Ele
agradece aliviado e diz:
“Puxa,
como é que eu não havia pensado nisso?”.
Você
concorda em pensamento: a solução era simples. Como é que o cara não pensou
nisso antes? Você vai para casa se sentindo o grande solucionador de problemas
da humanidade. Na semana seguinte, é você quem se depara com um pepino – e, por
mais que tente, não encontra saída.
O
paradoxo tem explicação. Os pesquisadores Evan Polman e Kyle Emich, da
Universidade de Nova York, fizeram uma série de testes e descobriram que somos
mais criativos quando temos de resolver os problemas dos outros. Tudo por causa
da chamada distância social.
Pesquisas
anteriores já haviam demonstrado que uma maior distância temporal e física nos
ajuda a pensar de forma mais abstrata. Assim, conseguimos solucionar mais
facilmente um problema quando nos imaginamos confrontados por ele em um lugar
distante e em um tempo futuro. Agora, Polman e Emich descobriram que a
distância social pode ter o mesmo benefício psicológico.
O
estudo envolveu centenas de estudantes e foi realizado em várias etapas. Na
primeira, os participantes tiveram que desenhar alienígenas para histórias que
eles mesmos escreveriam e para as histórias dos outros. Os desenhos mais
criativos foram aqueles feitos para as tramas alheias.
Em outra etapa, os
cientistas testaram a distância psicológica. Descobriu-se que é mais fácil ter
ideias para completos desconhecidos do que para pessoas que têm alguma coisa em
comum com você (a mesma data de nascimento, por exemplo).
Depois,
o pessoal teve que resolver um desafio hipotético de escapar de uma torre. Os
voluntários que imaginaram a si mesmos na situação tiveram 48% de sucesso.
Quando pensavam que o problema era com os outros, a porcentagem chegou a 66%. E
as soluções criadas também foram mais criativas nesse caso.
A
descoberta da eficiência da distância psicológica foi comemorada. “Saber disso
é valioso não apenas para os pesquisadores em psicologia social, tomada de
decisão, marketing e gestão, mas também deve ser de interesse considerável para
os negociadores, gerentes, designers de produto, marketing e anunciantes, entre
muitos outros”, disseram eles.
Então,
fica a dica: se você está tendo dificuldade para resolver um problema, faça de
conta que ele pertence a outra pessoa. Isso poderá ajudá-lo a pensar em soluções
que não viriam de outro modo.
Fonte:
British Psychological Society
_____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário