google.com, pub-7436220793694599, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cult Mente: O CÉREBRO DA MULHER ENVELHECE MAIS DEVAGAR QUE O DO HOMEM

O CÉREBRO DA MULHER ENVELHECE MAIS DEVAGAR QUE O DO HOMEM

O cérebro muda conforme os anos passam. O cérebro de um recém-nascido, por exemplo, não é muito menor que o de um adulto, mas tem muitos mais neurônios.

O problema é que esses neurônios não são completamente funcionais, uma vez que não estão muito conectados entre si. À medida que crescemos e aprendemos, os neurônios estão conectados e há processos graduais de poda sináptica, o que significa que muitos neurônios morrem, quase metade, mas aqueles que já fazem parte do que poderíamos chamar de "rodovias neuronais" são fortalecidos. .

Ainda assim, isso não significa que perdemos neurônios para sempre. Graças à neurogênese, novas células nervosas crescem no nosso cérebro. Obviamente, a taxa de neurogênese diminui com a passagem do tempo. Estima-se que, ao atingir a terceira idade, a neurogênese diminuirá em 25%. No entanto, o cérebro não envelhece da mesma forma em homens e mulheres.

Existem diferenças funcionais no cérebro de homens e mulheres

Embora não se possa falar de um cérebro "feminino" ou "masculino" propriamente dito, sabemos que existem algumas diferenças no modo como o cérebro das mulheres trabalha e o dos homens. Isso foi confirmado por um estudo realizado na Universidade da Califórnia com base em mais de 46 mil exames cerebrais.

Esses neurocientistas descobriram que os cérebros das mulheres são mais ativos em duas regiões: as zonas limbicas, relacionadas às emoções e estados de ânimo, e ao córtex pré-frontal, ligados à tomada de decisões, resolução de problemas e planejamento. comportamentos complexos No caso dos homens, as áreas cerebrais mais ativas eram o centro visual e de coordenação. No entanto, as diferenças não terminam lá, também foi apreciado que o cérebro dos homens envelhece mais rápido.

O sexo masculino envelhece antes

Outra equipe de neurocientistas, desta vez da Universidade de Edimburgo, descobriu que há um tipo de calendário genético que controla a forma como nosso cérebro muda ao longo da vida.

Para identificar esse calendário genético do cérebro, eles analisaram a expressão gênica em amostras de tecido cerebral em todos os estágios da vida humana, desde o desenvolvimento no útero até os 78 anos de idade. Assim, eles descobriram que há um padrão ao longo da vida. De fato, a maioria das mudanças na expressão do gene cerebral foram concluídas na meia-idade.

Este calendário genético controla como e quando os genes são expressos no cérebro durante os diferentes estágios da vida de uma pessoa, a fim de realizar uma série de funções essenciais. De fato, o calendário genético é tão preciso que permite que você preveja a idade de uma pessoa apenas analisando os genes encontrados em uma amostra de tecido cerebral.

E o mais curioso é que este calendário genético do envelhecimento cerebral está atrasado ligeiramente nas mulheres, em comparação com o dos homens. Isso significa que o cérebro masculino envelhece mais rapidamente. Na verdade, outro estudo realizado na Szeged University encontrou que as estruturas subcorticais da idade do cérebro masculino mais rapidamente, o que pode explicar por que os homens são mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças neurológicas, como a doença de Parkinson.
Fonte: Rincón de la Psicologia
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON
"As primeiras festinhas foram na AABB, Monte Líbano e Caiçaras, na Lagoa. As inesquecíveis foram no Clube Leblon e no Clube Campestre. Na saída bom era comer na Pizzaria Guanabara que tinha uma pizza calabreza deliciosa e vendia pedaços no balcão."