Telefone sem fio era das preferidas
Há
quem diga que a infância antigamente era mais saudável, pois, na falta de
smartphones e brinquedos eletrônicos, as crianças tinham que ser criativas para
inventarem suas próprias brincadeiras. Todos se reuniam depois da aula para
brincar até anoitecer. Quando se brincava na rua e algum carro passava, era uma
tristeza ter que interromper o jogo. Os mais novos eram “café com leite”, ainda
não tinham idade para participar de verdade. E, na hora do jantar, as mães
saíam atrás dos que ainda não tinham voltado para a casa. Para relembrar os
velhos tempos, a Bula reuniu 40 joguinhos e brincadeiras que eram adorados
pelas crianças dos anos 1980 e 90. Muitos ainda são praticados em alguns locais
do Brasil, mas como as novas gerações preferem os eletrônicos, estão ficando
cada vez mais raros.
1 — Jogo do bafo
Jogo
de aposta, na qual deve-se bater com a mão completamente aberta ou com a mão em
forma de concha para virar o maior número de figurinhas.
2 — Taco ou Bete
O
objetivo é derrubar com uma bola o alvo dos oponentes.
3 — Cabo de guerra
Duas
equipes competem entre si em um teste de força puxando a corda.
4 — Queimado
O
objetivo é acertar com a bola o maior número de jogadores do time adversário.
5 — Pular corda
(Duas
pessoas giram a corda enquanto um ou mais participantes a pulam)
6 — Telefone sem fio
Um
participante diz uma frase a outro participante. Esse deve repassar a frase
conforme o que ouviu. O último participante diz o que entendeu em voz alta.
7 — Bobinho
O
bobinho tem que tentar roubar a bola dos outros participantes.
8 — Gato mia
Quem
está escondido deve miar para dar pistas do local onde está.
9 — Pular elástico
Dois
jogadores seguram o elástico enquanto outro pula.
10 — Pique-esconde
(Uma
pessoa conta até um determinado número, enquanto os outros participantes se
escondem. Depois, quem estava contando vai atrás dos escondidos)
11 — Pique-pega
Um
local é escolhido como o pique. Um dos jogadores deve correr atrás dos outros
participantes, que não podem ser pegos se estiverem no pique.
12 — Adedonha ou Stop
Cria-se
uma tabela em tópicos, cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de
palavras como animais, automóveis, cores etc., que devem ser respondidas em um
determinado tempo.
13 — Pique Bandeira ou
Bandeirinha
O
objetivo é capturar a bandeira do time adversário.
14 — Cinco Marias
(Malabarismo
com pedrinhas ou bolinhas de gude)
15 — Amarelinha
(O
jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão)
16 — Bolinha de gude ou bulica
(Com
impulso do polegar, atira-se uma bolinha tentando atingir um alvo marcado
previamente ou tomar as bolinhas dos adversários, acertando-as)
17 — Detetive, vítima e
assassino
Há
um assassino secreto que pisca para as pessoas de modo a eliminá-las. Você
precisa identificar quem ele é antes que ele mate todo mundo.
18 — Cantigas de roda
Os
participantes formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas,
podendo executar ou não coreografias acerca das letras das músicas.
19 — Bexiga d’água
Jogar
bexigas cheias de água uns nos outros.
20 — Coelhinho sai da toca
Dois
jogadores dão as mãos e formam uma toca onde os participantes devem tentar
entrar.
21 — Dança das cadeiras
Consiste
numa roda de cadeiras em que o número de assentos deve ser sempre inferior em
relação aos participantes, aquele que não conseguir sentar ao final da música,
está fora.
22 — Pega varetas
Cada
jogador deve tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se
mova.
23 — Seu mestre mandou
Um
dos participantes é encarregado de ser o mestre. Ele dará as ordens e todos os
seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem:
“O mestre mandou…”.
24 — Mímica
Os
participantes escrevem temas em pedaços de papel e colocam em um pote. Um
escolhido pega um dos papéis e terá que fazer mímicas relacionadas ao tema.
25 — Corrida de saco
Coloca-se
pés dentro de um saco ou travesseiro e pulam com a intenção de chegar primeiro
a um determinado lugar.
26 — Morto-vivo
Todos
devem se abaixar quando o líder grita “Morto!” e levantar quando ele disser
“Vivo!”. Quem erra a ordem, sai da brincadeira.
27 — Adoleta
Os
participantes intercalam as mãos e cantam a música Adoleta. Quando a música
acaba, o último a ter a mão batida, sai do jogo.
28 — Fui à feira…
(Um
jogador diz: “Fui à feira comprar…” e o próximo deve repetir a frase e
acrescentar um novo produto)
29 — A palavra é…
Um
participante diz uma palavra e os outros devem encontrar uma música com a
palavra citada.
30 — Soltar pipa
Com
uma linha, fazer malabarismos no céu.
31 — Jogo de damas
O
objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário.
32 — Cama de gato ou
Brincadeira do barbante
Passar
por entre os dedos um cordão ou barbante que tem suas pontas ligadas e que deve
se desmanchar com um único lance.
33 — Jogar dominó
O
objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo.
34 — Pedra, papel e tesoura
ou Jokenpô
Os
jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um
símbolo. Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou.
35 — Elefante colorido
Alguém
diz a cor do elefante e todos correm para tocar algum objeto da mesma cor.
35 — Passa anel
Um
dos participantes é escolhido para passar o anel. Em um determinado momento ele
escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do
grupo perceba.
36 — Cabra-cega
Um
dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros.
37 — Pé de lata
Amarra-se
cordas ou barbantes em latas de alumínio. Depois, o desafio é se equilibrar
sobre as latas, segurando as cordas.
38 — Montar cabana
Criar
uma cabana feita a partir de lençóis, jornais ou folhas de coqueiro.
39 — Jogar pião
Brincadeira
clássica e antiga, em que se puxa uma corda enrolada ao pião, colocando-o em
rotação no solo.
40 – Girar e rebolar com
bambolê
POR MARIANA FELIPE
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O Leblon pré-novelas do Manoel Carlos.
Contos e crônicas.
O cotidiano do bairro.
Clipper, Pizzaria Guanabara, BB Lanches, Jobi, Bracarense
e outros lugares tradicionais do Leblon
são os palcos dessas histórias.
A Casa Encantada
Contos do Leblon
Edmir Saint-Clair
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