google.com, pub-7436220793694599, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cult Mente: 40 BRINCADEIRAS QUE SÓ FAZEM SENTIDO PARA QUEM CRESCEU NOS ANOS 80 E 90.

40 BRINCADEIRAS QUE SÓ FAZEM SENTIDO PARA QUEM CRESCEU NOS ANOS 80 E 90.

Telefone sem fio era das preferidas

Há quem diga que a infância antigamente era mais saudável, pois, na falta de smartphones e brinquedos eletrônicos, as crianças tinham que ser criativas para inventarem suas próprias brincadeiras. Todos se reuniam depois da aula para brincar até anoitecer. Quando se brincava na rua e algum carro passava, era uma tristeza ter que interromper o jogo. Os mais novos eram “café com leite”, ainda não tinham idade para participar de verdade. E, na hora do jantar, as mães saíam atrás dos que ainda não tinham voltado para a casa. Para relembrar os velhos tempos, a Bula reuniu 40 joguinhos e brincadeiras que eram adorados pelas crianças dos anos 1980 e 90. Muitos ainda são praticados em alguns locais do Brasil, mas como as novas gerações preferem os eletrônicos, estão ficando cada vez mais raros.

1 — Jogo do bafo
Jogo de aposta, na qual deve-se bater com a mão completamente aberta ou com a mão em forma de concha para virar o maior número de figurinhas.

2 — Taco ou Bete
O objetivo é derrubar com uma bola o alvo dos oponentes.

3 — Cabo de guerra
Duas equipes competem entre si em um teste de força puxando a corda.

4 — Queimado
O objetivo é acertar com a bola o maior número de jogadores do time adversário.

5 — Pular corda
(Duas pessoas giram a corda enquanto um ou mais participantes a pulam)

6 — Telefone sem fio
Um participante diz uma frase a outro participante. Esse deve repassar a frase conforme o que ouviu. O último participante diz o que entendeu em voz alta.

7 — Bobinho
O bobinho tem que tentar roubar a bola dos outros participantes.

8 — Gato mia
Quem está escondido deve miar para dar pistas do local onde está.

9 — Pular elástico
Dois jogadores seguram o elástico enquanto outro pula.

10 — Pique-esconde
(Uma pessoa conta até um determinado número, enquanto os outros participantes se escondem. Depois, quem estava contando vai atrás dos escondidos)

11 — Pique-pega
Um local é escolhido como o pique. Um dos jogadores deve correr atrás dos outros participantes, que não podem ser pegos se estiverem no pique.

12 — Adedonha ou Stop
Cria-se uma tabela em tópicos, cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, cores etc., que devem ser respondidas em um determinado tempo.

13 — Pique Bandeira ou Bandeirinha
O objetivo é capturar a bandeira do time adversário.

14 — Cinco Marias
(Malabarismo com pedrinhas ou bolinhas de gude)

15 — Amarelinha
(O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão)

16 — Bolinha de gude ou bulica
(Com impulso do polegar, atira-se uma bolinha tentando atingir um alvo marcado previamente ou tomar as bolinhas dos adversários, acertando-as)

17 — Detetive, vítima e assassino
Há um assassino secreto que pisca para as pessoas de modo a eliminá-las. Você precisa identificar quem ele é antes que ele mate todo mundo.

18 — Cantigas de roda
Os participantes formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca das letras das músicas.

19 — Bexiga d’água
Jogar bexigas cheias de água uns nos outros.

20 — Coelhinho sai da toca
Dois jogadores dão as mãos e formam uma toca onde os participantes devem tentar entrar.

21 — Dança das cadeiras
Consiste numa roda de cadeiras em que o número de assentos deve ser sempre inferior em relação aos participantes, aquele que não conseguir sentar ao final da música, está fora.

22 — Pega varetas
Cada jogador deve tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova.

23 — Seu mestre mandou
Um dos participantes é encarregado de ser o mestre. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou…”.

24 — Mímica
Os participantes escrevem temas em pedaços de papel e colocam em um pote. Um escolhido pega um dos papéis e terá que fazer mímicas relacionadas ao tema.

25 — Corrida de saco
Coloca-se pés dentro de um saco ou travesseiro e pulam com a intenção de chegar primeiro a um determinado lugar.

26 — Morto-vivo
Todos devem se abaixar quando o líder grita “Morto!” e levantar quando ele disser “Vivo!”. Quem erra a ordem, sai da brincadeira.

27 — Adoleta
Os participantes intercalam as mãos e cantam a música Adoleta. Quando a música acaba, o último a ter a mão batida, sai do jogo.

28 — Fui à feira…
(Um jogador diz: “Fui à feira comprar…” e o próximo deve repetir a frase e acrescentar um novo produto)

29 — A palavra é…
Um participante diz uma palavra e os outros devem encontrar uma música com a palavra citada.

30 — Soltar pipa
Com uma linha, fazer malabarismos no céu.

31 — Jogo de damas
O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário.

32 — Cama de gato ou Brincadeira do barbante
Passar por entre os dedos um cordão ou barbante que tem suas pontas ligadas e que deve se desmanchar com um único lance.

33 — Jogar dominó
O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo.

34 — Pedra, papel e tesoura ou Jokenpô
Os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo. Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou.

35 — Elefante colorido
Alguém diz a cor do elefante e todos correm para tocar algum objeto da mesma cor.

35 — Passa anel
Um dos participantes é escolhido para passar o anel. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba.

36 — Cabra-cega
Um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros.

37 — Pé de lata
Amarra-se cordas ou barbantes em latas de alumínio. Depois, o desafio é se equilibrar sobre as latas, segurando as cordas.

38 — Montar cabana
Criar uma cabana feita a partir de lençóis, jornais ou folhas de coqueiro.

39 — Jogar pião
Brincadeira clássica e antiga, em que se puxa uma corda enrolada ao pião, colocando-o em rotação no solo.

40 – Girar e rebolar com bambolê
POR MARIANA FELIPE
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O Leblon pré-novelas do Manoel Carlos.
Contos e crônicas.
 O cotidiano do bairro.
 Clipper, Pizzaria Guanabara, BB Lanches, Jobi, Bracarense
e outros lugares tradicionais do Leblon
são os palcos dessas histórias.

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"As primeiras festinhas foram na AABB, Monte Líbano e Caiçaras, na Lagoa. As inesquecíveis foram no Clube Leblon e no Clube Campestre. Na saída bom era comer na Pizzaria Guanabara que tinha uma pizza calabreza deliciosa e vendia pedaços no balcão."