google.com, pub-7436220793694599, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cult Mente: JOVENS BRASILEIRAS CRIAM DISPOSITIVO QUE DETECTA 15 DOENÇAS ATRAVÉS DO SOPRO

JOVENS BRASILEIRAS CRIAM DISPOSITIVO QUE DETECTA 15 DOENÇAS ATRAVÉS DO SOPRO

O aparelho entrega o resultado em 5 minutos 
e pode facilitar a triagem de várias doenças infecciosas e crônicas.

Irmãs Júlia e Nathália Nascimento desenvolveram "bafômetro" para ajudar no processo de triagem
Duas irmãs da cidade de Feira de Santana, na Bahia, criaram um dispositivo que detecta ao menos 15 tipos de doenças a partir do sopro. 

O OrientaMed, que funciona como uma espécie de bafômetro, surgiu a partir de pesquisas das estudantes Júlia, 26 anos, e Nathália Nascimento, 31.

O aparelho entrega o resultado em 5 minutos e pode facilitar a triagem de várias doenças infecciosas, como pneumonia, e crônicas, como gastrite e diabetes, tudo a partir de um único sopro. As doenças são detectadas com a análise dos gases exalados pelos usuários.

O OrientaMed foi desenvolvido inicialmente por meio de aplicações de inteligência artificial de um trabalho científico de Nathália, que atualmente faz doutorado em Computação.

A pesquisa resultou na criação da startup AinBio, fundada pelas irmãs e pelo biotecnologista Rheyller Vargas, que ingressou no projeto durante um hackathon disputado pela equipe.

Atualmente, o trio busca parcerias com hospitais para oferecer uma alternativa de detecção de doenças ainda mais ampla e escalonar a produção do produto.

_____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON
"As primeiras festinhas foram na AABB, Monte Líbano e Caiçaras, na Lagoa. As inesquecíveis foram no Clube Leblon e no Clube Campestre. Na saída bom era comer na Pizzaria Guanabara que tinha uma pizza calabreza deliciosa e vendia pedaços no balcão."