google.com, pub-7436220793694599, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cult Mente: O DEUS DE BARUCH SPINOZA

O DEUS DE BARUCH SPINOZA

Einstein, quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu:
- " Acredito no Deus de Spinoza que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa em premiar ou castigar os homens".

Estas palavras são de Baruch Spinoza, filósofo holandês que viveu em pleno sèc. XVII. Este texto foi chamado de "Deus de Spinoza" ou "Deus Falando com você".

O DEUS DE SPINOZA

Para de ficar rezando e batendo no peito. O que eu quero que faças é que saias pelo mundo, desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

Para de ir a estes templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nas praias. Aí é onde eu vivo e expresso o meu amor por ti.

Para de me culpar pela tua vida miserável; eu nunca te disse que havia algo de ruim em vc, ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo negativo. O sexo é um presente que te dei é com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.
Assim, não me culpes por tudo que te fizeram crer.

Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar dos teus amigos, nos olhos de teu filho... não me encontrarás em nenhum livro...

Confie em mim e deixe de me pedir por tudo.
Vc vai me dizer como farei o meu trabalho ?

Para de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem me incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.

Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz...

Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te castigar por seres como és, se sou Eu quem te fez?

Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos os meus filhos que não se comportam bem pelo resto da eternidade?

Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei supostamente divina, essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.

Respeita o teu próximo e não faças aos outros o que não queiras para ti.

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é a única que há, aqui e agora, e a única que precisas.

Eu te fiz absolutamente livre, não há prêmios nem castigos, não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar nas costas, ninguém leva um registro. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

Não poderia te dizer se há algo depois dessa vida, mas, posso te dar um conselho... Viva como se não houvesse.

Como se essa fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não há nada após a morte, terás aproveitado a oportunidade que te dei.

É se houver, tenha certeza que não vou te perguntar se foste comportado ou não. Eu vou perguntar se gostaste, se divertiste....
Do que mais gostaste ? O que aprendeste ?

Para de crer em mim . . . crer é supor, advinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas teu filho, quando acaricias teu cachorro, quando tomas um simples banho de mar.

Para de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem, me cansa que me agradeçam...

Tu te sentes grato? Demonstra-o, cuidando de ti, da tua saúde, das tuas relações, do mundo.

Te sentes vigiado, perseguido ?
Expressa tua alegria!
Esse é o jeito de me louvar.
Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza que tens é que estás vivo, aqui e agora. E que este mundo está cheio de maravilhas.
Pra que precisas de mais milagres ?
Pra que tantas explicações ?
Não me procures fora!
Não me acharás.

Procura-me dentro... aí é que estou, batendo, dentro de ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON
"As primeiras festinhas foram na AABB, Monte Líbano e Caiçaras, na Lagoa. As inesquecíveis foram no Clube Leblon e no Clube Campestre. Na saída bom era comer na Pizzaria Guanabara que tinha uma pizza calabreza deliciosa e vendia pedaços no balcão."