google.com, pub-7436220793694599, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cult Mente: DESCOBERTO PEIXE AFRICANO QUE INTERROMPE O ENVELHECIMENTO.

DESCOBERTO PEIXE AFRICANO QUE INTERROMPE O ENVELHECIMENTO.

Estudos do genoma do Killfish, peixe ornamental africano, na Universidade de Stanford, apontam futuro promissor para a promoção da longevidade humana.

O peixe killifish turquesa africano não vive muito tempo, algo como 6-8 meses, mas, durante o seu desenvolvimento embrionário, a espécie tem a capacidade de acionar um processo biológico que pausa o seu crescimento / envelhecimento.

Os killifish vivem normalmente em lagos e lagoas. São peixes ornamentais. Quando a lagoa em que o peixe vive seca demais, as fêmeas conseguem pausar a gestação e fazer com que os seus embriões parem de evoluir por um período de até mais de seis meses. A ideia é trazer seus filhotes ao mundo em condições ambientais mais acolhedoras.

Não se trata de um tipo de hibernação. Efetivamente, o processo natural de envelhecimento fica pausado. Essa pausa pode ser até ser maior do que o tempo de vida útil normal do peixe.

E, mais surpreendente, é que o organismo dos peixes saem desses meses de pausa incólumes. Os embriões que adiam o seu crescimento vivem tanto quanto os que não sofreram o processo de pausa e têm tantos filhos quanto, de acordo com uma nova pesquisa publicada na Revista Science.

"O que é notável é a capacidade do embrião interromper os danos que ocorreriam ao longo do tempo caso as condições do meio ambiente não fossem as ideais", diz a coautora do estudo Anne Brunet, geneticista da Universidade de Stanford.

A pesquisa está sendo conduzida por estudiosos do envelhecimento e geneticistas.

Ao estudar como o genoma do Killifish muda durante essa pausa de meses, os pesquisadores acreditam que, um dia, possam aprender a como preservar os tecidos humanos.

Com peixes da espécie criados em laboratório, a equipe examina o material genético dos embriões antes, durante e após o crescimento estagnado.

A pesquisa sobre envelhecimento avança e descobertas fantásticas estão adiante. A príncipio, estão tentando isolar a substância responsável  por esse processo de suspensão, até agora, o único descoberto na natureza.

A seguir, pelo seqüenciamento do genoma poderão identificar o gene responsável e isolá-lo. A partir daí, com a evolução das terapias genéticas não é difícil de imaginar a verdadeira revolução que poderia causar na medicina.

Vamos torcer para que os benefícios nos alcancem. Quem não quer viver mais com saúde?
Fonte: Revista Science
_______________________________________________________________________________________________________________________
O Leblon pré-novelas do Manoel Carlos.
Contos e crônicas.
 O cotidiano do bairro.
 Clipper, Pizzaria Guanabara, BB Lanches, Jobi, Bracarense
e outros lugares tradicionais do Leblon
são os palcos dessas histórias.

A Casa Encantada 
Contos do Leblon
Edmir Saint-Clair
https://amzn.to/2oP20S4
_____________________________________________________________
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON
"As primeiras festinhas foram na AABB, Monte Líbano e Caiçaras, na Lagoa. As inesquecíveis foram no Clube Leblon e no Clube Campestre. Na saída bom era comer na Pizzaria Guanabara que tinha uma pizza calabreza deliciosa e vendia pedaços no balcão."