As relações de amizade têm um papel fundamental nas
nossas vidas. Todos nos preocupamos em manter vínculos de afeto e confiança.
Precisamos dos outros para crescer e ter uma vida feliz,
mas o que exatamente é a amizade?
Como são essas relações ao longo das fases da vida?
A amizade é uma relação afetiva baseada nas dimensões de
confiança e compromisso da teoria de Stenberg. No entanto, existe uma ampla
variedade sobre o que cada indivíduo pensa sobre as relações de amizade. Isso
se deve aos fatores construtivos que existem em torno desse conceito. A
subjetividade de cada pessoa vai influir bastante, alterando os critérios que
definem a amizade.
Em geral, para os adultos uma relação de amizade não é
uma relação unidirecional, ela deve ser bidirecional. A amizade implica uma
satisfação psicológica mútua caracterizada pela compreensão dos sentimentos e
pensamentos de ambas as pessoas. No entanto, durante a infância observamos
algumas relações de amizade diferentes. A seguir, explicamos como as relações
de amizade evoluem ao longo da vida.
Desenvolvimento das relações de amizade
Segundo Damon e Fontes a amizade tem diferentes fases,
cada uma delas com suas características específicas:
Relações de amizade na primeira infância
Estamos falando do período entre 0 e 2 anos de idade.
Nessa etapa é difícil falar de amizade no sentido estrito, mas temos as
primeiras aproximações da vida social. Os estudos nos indicam que as crianças
pequenas iniciam e mantêm mais interações com pessoas conhecidas do que com
quem é desconhecido. Essa preferência supõe um ganho de confiança com aqueles
que a criança identifica como conhecidos.
Além disso, as crianças preferem relacionar-se com
pessoas com as quais tenham tido experiências positivas e prazerosas, no lugar
de manter contato com aqueles que representam algum tipo de conflito. Portanto,
poderíamos falar de um início das relações de amizade, onde a criança escolhe
com quem quer manter trocas de brinquedos e manifestar um afeto positivo.
Relações de amizade na fase pré-escolar
A fase pré-escolar ocorre entre os 2 e os 6 anos,
justamente antes de começar a primeira educação. Nessa faixa etária, as
crianças apresentam uma visão egocêntrica na hora de entender e analisar as
relações de amizade. Não distinguem a própria perspectiva da dos outros, já que
ainda não se desenvolveu uma teoria da mente.
Portanto, essas relações de amizade se caracterizam por
encontros instáveis onde a ruptura chega com facilidade, sobretudo quando há
conflitos interpessoais. Geralmente as crianças são amigas de quem vive próximo
ou de colegas de classe. Em resumo, são relações instáveis baseadas na aproximação
e principalmente dirigidas e controladas pelos pais ou responsáveis pelas
crianças.
Relações de amizade na fase escolar
Essa fase compreende desde o momento em que a criança
começa a frequentar a escola até chegar na adolescência, entre os 6 e 12 anos.
Essas relações de amizade se caracterizam por manter uma relação de cooperação
e de ajuda recíproca.
Nessa idade as crianças começam a entender os outros,
abandonando assim sua visão egocêntrica da amizade. A partir daí, escolhem quem
lhes demonstra carinho e se preocupa com suas necessidades e demandas.
Nessa etapa, o conceito de amizade se aproxima ao que a
maioria dos adultos tem. As relações são de caráter mais duradouro. Caso se
mantenham até a adolescência, pode ser criado um vínculo estreito e altamente
afetivo.
Relações de amizade na adolescência
Esse período tem início aproximadamente aos 12 anos e
dura até os 18 anos. As relações de amizade são concebidas como as dos adultos.
Os adolescentes consideram a amizade como uma relação baseada no conhecimento
mútuo e onde o afeto tem o papel principal.
Nessa fase as relações de amizade tornam-se muito mais
profundas, expressando valores de lealdade, confiança, intimidade e
sinceridade. Os amigos são escolhidos em função de características psicológicas
e interesses e hobbies similares.
A partir da adolescência as relações de amizade vão se
enriquecendo devido à multiplicidade de experiências vividas. A distância e os
conflitos ocasionais deixam de ser um obstáculo para manter e desfrutar o
vínculo afetivo criado.
Segundo essa classificação, as relações de amizade vão
mudando com o passar do tempo, influenciadas pelo desenvolvimento evolutivo de
cada indivíduo. Não podemos esquecer que a amizade é um conceito subjetivo que
cada pessoa constrói levando em consideração diferentes variáveis. O importante
é compreender o que a amizade é para cada um de nós para que possamos nos
relacionar de forma adequada e satisfatória.
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