google.com, pub-7436220793694599, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cult Mente: SUAS IDEIAS SÃO SUAS?

SUAS IDEIAS SÃO SUAS?

Às vezes, nem nos damos conta que não estamos conduzindo nossa propria vida, que há tempos deixamos outra pessoa fazer isso por nós. Ou o contrário também pode estar acontecendo, pode ser que nós é que estejamos conduzindo a vida de outra pessoa.

Disfarçamos essa coisa de muitos modos, e todos os jeitos têm a finalidade de justificar nossa dependência, ou nossa imposição sobre o outro. Sem a intenção, que não seja a de ajudar, decidimos as vidas de outras pessoas: qual melhor carreira para ela, que rumo ela tomará, se deve casar (e com quem) ou continuar solteira, etc. Em outra situação, somos nós que esperamos que outros digam o que devemos fazer.

E as nossa vontade, nossas próprias ideias, onde estão? Por medo, evitamos expor-las e confrontar; por comodismo, fingimos que não possuir competência para tomar decisões por nós mesmos.

O fato é que se as rédeas não estiverem nas suas mãos, vão estar nas mãos de outra pessoa. Se você não conduzir a sua própria vida, alguém vai fazer isso por você. E pode ser que não seja alguém tão bem intencionado quanto seria um pai ou mãe que decide pelo filho, que mesmo estando errados, não faz por mal, embora o resultado não seja tão bacana assim.

Outro tipo, com outros interesses, seja a mídia, um lider religioso ou politico, ou quem sabe um “parceiro”, pode tomar posse da sua vida, te conduzir para aonde queira ele, mas sempre com intenção de favorecer a ele, jamais a você.

Nesse vídeo de dois minutos e meio, a filosofa profª Lucia Helena Galvão, faz uma explanação sobre o mal de não se guiar pelas próprias ideias e se deixar ser conduzido pelos outros.

“Porque não pensem vocês que se você não planejar a sua vida, ela não vai somar em alguma direção; isso é uma ingenuidade, porque se você não está planejando a sua vida, alguém está. Ela vai ser útil para alguém se não estiver sendo para você.”
Fonte:site Fãs da Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON
"As primeiras festinhas foram na AABB, Monte Líbano e Caiçaras, na Lagoa. As inesquecíveis foram no Clube Leblon e no Clube Campestre. Na saída bom era comer na Pizzaria Guanabara que tinha uma pizza calabreza deliciosa e vendia pedaços no balcão."