google.com, pub-7436220793694599, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cult Mente: FALAR A VERDADE DE VERDADE - Edmir Saint-Clair

FALAR A VERDADE DE VERDADE - Edmir Saint-Clair

Será que é tão difícil falar e ouvir a verdade? Ou será que antes de responder a essa perguntar, não devamos perguntar o que cada um considera como uma verdade?

Em 99,9% das vezes, “verdade” pode significar apenas a sua interpretação sobre um evento, nesse caso, você está dando nome errado a essa entidade a qual está chamando de “verdade”.

Interpretar atitudes de outras pessoas, a partir dos seus valores, pode ter qualquer nome menos Verdade. Pode até ser uma crítica sincera e bem intecionada.  Mas, pode ser a simples, mas, humana, antipatia, grosseria, sinceridade e até um xingamento. Pode ser, também, um corajoso gesto de amor. De preocupação, de interesse e de carinho.  Uma preocupação e amor extremos, onde alguém se arrisca a perder uma pessoa querida em benefício dela mesma. Amizade envolve altruísmo.  Amor envolve altruísmo.

Mas, o que está acontecendo não é isso. Definitivamente, essa última opção é a atitude mais rara, hoje. Geralmente, quando alguém pergunta – “Quer que eu te diga a verdade?” ou, travestido no já um pouco ultrapassado “Pronto, falei!”, pode ter certeza que lá vai, simplesmente, uma opinião embrulhada em ressentimento recalcado ou agressividade, pura e feia.

São poucas as certezas que podemos ter. A de que a Terra é redonda é uma delas. A chuva molha, o sol aquece, o dia nasce e noite sempre vem. Mesmo assim, essas certezas só existem se considerarmos que cada um as verá e viverá de uma maneira totalmente única, em todos e com todos os sentidos.

O resto todo é simplesmente uma percepção muito pessoal, de algum evento muito peculiar, que aconteceu ou está acontecendo com você. E, só com você.

Portanto, se estivermos realmente dispostos a falar e ouvir qualquer coisa mais próxima de verdades construtivas e que valem a pena serem ditas e ouvidas, só temos uma opção: praticar muito, e todos os dias, em frente ao espelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON
"As primeiras festinhas foram na AABB, Monte Líbano e Caiçaras, na Lagoa. As inesquecíveis foram no Clube Leblon e no Clube Campestre. Na saída bom era comer na Pizzaria Guanabara que tinha uma pizza calabreza deliciosa e vendia pedaços no balcão."