google.com, pub-7436220793694599, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cult Mente: OBSOLETOS - Edmir Saint-Clair

OBSOLETOS - Edmir Saint-Clair

Dicionário Michaelis:
Obsoleto: adj. 1. Caído em desuso; antiquado, arcaico: “Sabe como é informática, tem sempre um modelo mais avançado sendo lançado no mercado, basta você tirar o produto da loja para ele ficar obsoleto e perder o valor” . 2. Biologia; Diz-se de órgão atrofiado ou sem funcionalidade.

Não são só produtos, ferramentas, tecnologias, costumes e padrões que se tornam obsoletos, pessoas e idéias também. Por inúmeros motivos, mas em sua esmagadora maioria, porque descobertas, invenções e novos pensamentos lhes sucederam como resultado da evolução do conhecimento humano. Incluindo o autoconhecimento.

A velhice não me assusta. Nem adiantaria mesmo, ela é a melhor opção que temos para o passar dos anos. O que sempre me assustou, desde que percebi que algumas pessoas se tornavam obsoletas, foi me tornar uma delas.  Desinteressante sem nada a acrescentar, achando que não tinha mais nada a aprender ou mudar. Me dava arrepios essa idéia e continua me dando.

Tem gente que parece que perdeu o trem da história e ficou vagando por aí sem rumo.

Tornar-se obsoleto é não acompanhar a evolução do mundo, dos conceitos, das novas soluções, é não participar dos novos sucessos e fracassos. Por mais que discordemos das mudanças, elas são inexoráveis.

Pessoas obsoletas não contribuem para novas soluções, para novos pensamentos, porque não sabem brincar fora de seu limitado quadrado. Não gostam de inventar. Falta-lhes vontade, ousadia e curiosidade.

Quem disse que só existem as soluções e caminhos já trilhados? Não parece muito claro que existem vários outros esperando para serem inventados, configurados e trilhados?
A “miscigenação” das idéias é tão fundamental quanto à de pessoas para que se inventem novos caminhos. 

A humanidade só se desenvolveu porque conseguiu acumular conhecimentos, e cada um que vinha na frente já contava com o conhecimento acumulado pelo que lhe antecedeu. 

E assim,  demos saltos cada vez maiores. Nas últimas décadas esses saltos aconteceram cada vez mais rápido, a ponto de mudar praticamente toda a configuração do mundo em 30 anos, com o advento da informática e da internet.  O acesso a informação acontece, hoje, numa velocidade impensável há 20 anos.

Quando leio sobre coisas tão absurdas como pessoas falando de planeta plano, questionando vacinas e fundamentalismos religiosos criminosos e segregadores, sinto um arrepio na alma. Coisas que já eram obsoletas séculos atrás, desde de Galileu, parecem reaparecer de forma inacreditável... isso dá muito medo. Que falta faz uma educação de qualidade. O custo da ignorância sempre foi altíssimo na história da humanidade.

Tornar-se obsoleto é perder a capacidade de observar sem julgar, com o único intuito de saciar a própria curiosidade, de aprender uma novidade, de acumular conhecimento. Tornar-se obsoleto é mais triste do que se tornar velho. É perder o interesse de participar das histórias, mas viver no meio delas, como um ser invisível. É parar de perguntar como, por que, onde, quem, quando e de aprender com as respostas que recebe.

É desistir de aprofundar-se na compreensão da natureza humana e de si mesmo. Uma pessoa obsoleta não faz diferença alguma para as outras pessoas, porque tudo o que ela pensa se tornou um acumulado de preconceitos que já não determinam mais nada. Nada é mais obsoleto do que preconceitos. Todos.
Edmir Saint-Clair

_____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON

A CASA ENCANTADA - Contos do Leblon - - - - Clique abaixo para comprar na AMAZON
"As primeiras festinhas foram na AABB, Monte Líbano e Caiçaras, na Lagoa. As inesquecíveis foram no Clube Leblon e no Clube Campestre. Na saída bom era comer na Pizzaria Guanabara que tinha uma pizza calabreza deliciosa e vendia pedaços no balcão."